Caminhando e observando a vida...


Gente, nos últimos dias tenho caminhado muito, estou de férias e não posso viajar, por isso tenho preenchido meu tempo, cuidando de mim, alimentação, exercícios, massagens, caminhadas...Mas é exatamente dessas caminhos que quero falar. Ando observando tudo, gosto de caminhar pela minha cidade, vendo casas, carros e pessoas, atitudes e gestos, é um exercício também de mente, e que amo fazer. Toda vida me fez muito bem. 
Na última semana, todas as vezes que passava próximo a um certo sinal no centro da cidade, sempre via um "velhinho" a pedir esmolas, isso me chamou a atenção e então resolvi abordá-lo. Na conversa muito esclarecedora, ele me disse que vive a esmolar porque o genro fez um empréstimo em seu nome, e foi embora com o dinheiro deixando a dívida par ele pagar.
Confesso: fiquei indignada, e ao mesmo tempo pensando que além de triste, existem complicações muito mais sérias numa situação como esta. Muitos aposentados passam por essas situação, membros de sua própria família os exploram e/ou os deixam em dificuldades financeiras por simplesmente não terem o menor escrúpulo e respeito a dignidade humana, mas além disso, existem as instituições de empréstimos a aposentados que não têm critério algum na hora de emprestar dinheiro e sendo indiretamente responsáveis por mais miséria e exploração dessas pessoas já tão sofridas e desamparadas pela vida, pelas autoridades e pela própria sociedade.
Pensando por esse lado, me senti responsável em relação a essa estrutura podre em que vivemos no nosso país e por isso resolvi escrever para alertar quanto a necessidade de proteção da chamada terceira idade, que a sociedade deixa muitas vezes a mercê de uma família desajustada e interesseira. Precisamos mesmo é criar mecanismos mais criteriosos para proteger os nossos amados "velhinhos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morgana

A saudade e o dia dos pais...